-
Arquitetos: Strasky, Husty a partneri (SHP)
- Área: 818 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Larsson Fredrik
-
Fabricantes: CRG CZECH-KART, Fox Belysning AB , Freyssinet Polska Sp. z o.o. , Freyssinet Polska Sp. z o.o., Głuszycka 5, 02-215 Warszawa, Poland, Henrik Björklund Entreprenad & Svets AB, SSAB AB, Spennteknikk, Strangbetong AB, Technoexport Storage Lt, Veidekke Entreprenad AB
Descrição enviada pela equipe de projeto. A passarela, situada na área de lazer da cidade, conecta a margem esquerda do rio com a ilha de Bölesholmarna, assim como a uma pequena ponte que atravessa o braço do rio. A passarela conecta trilhas para pedestres e ciclistas situadas ao longo de ambas as margens do rio; além de transportar cabos elétricos e de comunicação.
A passarela consiste em uma base de concreto protendido com um vão de 179,00 m de comprimento, suspenso por dois cabos suspensos inclinados com três vãos de comprimento de 28,80m, 187,00m e 29,50 m. O piso da ponte tem uma largura variável - de 6,40 m no centro a 8,40 m nas extremidades. O arqueamento máximo dos cabos é de 20,90 m. A base é montada com 59 segmentos de concreto pré-fabricados de três metros de comprimento e duas travessas monolíticas.
A seção transversal aerodinâmica da base da ponte consiste apenas de vigas de 400 mm de profundidade e uma laje de 140 mm de espessura. Cada segmento é reforçado por vigas de piso nas juntas. Dois cabos atirantados consistem em monofios de 2x55 rejuntados em tubos de aço de 273 mm de diâmetro. O deck é conectado com cabos de suspensão no meio da ponte.
As colunas de 30,25 m de altura têm a forma da letra A. As pernas das colunas, inclinadas longitudinal e transversalmente, são montadas a partir de segmentos de concreto pré-fabricados. Na parte superior das torres, as caixas de ancoragem dos cabos foram conectadas às pernas. A força de tração dos cabos é transmitida às extremidades dos blocos de ancoragem de aço fixados nas bases dos pilares
Nos pilares o piso é apoiado por rolamentos multidirecionais; a orientação longitudinal dos movimentos de expansão é assegurada por roldanas de guia localizadas no eixo da ponte. Para reduzir o movimento longitudinal da base devido à carga viva e ao componente dinâmico da carga de vento, o deck é conectado aos pilares por unidades de translação de choque 2x2. Estas unidades, juntamente com a conexão fixa dos cabos de suspensão com o tabuleiro no meio do vão, garantem a estabilidade aerodinâmica da ponte.
Um guarda corpo simples, formada por um corrimão apoiado por postes inclinados, possui um fechamento lateral em corda. A passarela é iluminada por luzes de LED inseridas nos corrimãos.
A utilização do sistema estrutural atirantado permitiu o projeto de uma estrutura esbelta e transparente, cuja escala corresponde ao cenário e cuja forma combina com a bela paisagem campestre onde não há linha reta. A estrutura leve e transparente; é composta de elementos com uma escala humana. A estrutura não supera os belos ambientes, mas os complementa. A ponte é confortável para os usuários, e o movimento causado por pessoas andando ou pelo vento não é desagradável aos usuários.